terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ansiedade nossa de cada dia

Roer unhas, inquietação, fome descontrolada. É assim que eu traduzo a ansiedade, praticamente um mal que atinge muitas pessoas hoje em dia. Quem não tem algo lhe causando ansiedade que atire a primeira pedra!

Nós somos assim mesmo: vivemos hoje com a cabeça no amanhã e com isso muitas vezes não prestamos e não damos valor ao que estamos passando no presente. Temos a impressão de que quando tivermos isso ou aquilo nós estaremos melhores. Ou seja, nos impomos esperar condições ideais para realizarmos, para vivermos. Vai dizer que você não faz isso?

Errado? Não acho... Sonhar é bom, claro! Estimula a gente. Porém, é imprudente viver somente no mundo dos sonhos e esquecer que no presente também temos todas as condições para vivermos bem. Mas para isso é preciso que aprendamos a gostar e a dar valor às pequenas coisas e pequenos prazeres diários.

Para e repara nestes poucos exemplos: já viu como é bom saborear sua comida favorita? Tomar aquela água geladinha quando o calor está quase te deixando tonto? O banho relaxador na hora de dormir?

Sim, muita gente não para nesses momentos. Ta comendo e pensando na reunião daqui a 15 minutos. Toma água pensando no trabalho que precisa redigir. Toma banho repassando todos os afazeres que terá no dia seguinte.

Por mais ansiosos que somos precisamos sempre nos concentrar naquilo que estamos fazendo no momento. É um treinamento, um condicionamento. Mas uma vez que aprendemos isso, pronto: a cada momento viveremos o prazer momentâneo e assim nos sentiremos mais organizados e com espaço para planejar e sonhar com o futuro também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário